Do saber à partilha: Aulas de Literacia Digital no 4.º Ano

Margarida Rodrigues, Diretora do Curso Profissional Téc. Informática – Sistemas

É com grande entusiasmo que anunciamos a implementação de um projeto de literacia digital, destinado aos alunos do 4.º ano das nossas escolas. Este projeto tem como objetivo principal promover a utilização de meios informáticos, utilizando os portáteis da Escola Digital e os equipamentos disponíveis nas escolas, para dinamizar atividades de aprendizagem inovadoras e interativas.

Os alunos das três turmas do curso profissional de Técnico de Informática-Sistemas estão a participar ativamente neste projeto, deslocando-se às turmas uma vez por mês.

Esta colaboração não só enriquece o percurso formativo dos alunos do 4.º ano, como também proporciona aos estudantes do curso profissional uma valiosa experiência prática e a oportunidade de partilhar conhecimentos.

As atividades desenvolvidas nesta iniciativa são cruciais para a formação integral dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento do espírito de cidadania e a consciência da partilha entre pares. É um momento enriquecedor que beneficia todos os envolvidos, criando um ambiente de aprendizagem dinâmico, solidário e estimulante.

Estamos confiantes de que os resultados deste projeto terão um impacto positivo na educação dos nossos alunos, contribuindo para a construção de um futuro digital mais inclusivo e colaborativo.

Fiquem atentos a mais novidades e atualizações sobre esta iniciativa!

Erasmus + – Mobilidade a Bydgoszcz, Polónia

Autor: Pelo grupo em mobilidade, Margarida Ventura, 12.ºB

De 1 a 8 de março de 2025, alunos do 11.º e 12.º anos da Escola Secundária Fernando Lopes Graça viajaram para Bydgoszcz, na Polónia, no âmbito do programa ERASMUS+, acompanhados pelas professoras Sandra Pinto e Margarida Soares.
Durante a estadia, visitaram cidades como Toruń, Gdańsk e Sopot, bem como vários museus, incluindo o Solidarity Centre, o centro cultural Rother Mills, o EXPLOSEUM e o Museu da Segunda Guerra Mundial. Participaram em atividades dinâmicas, assistiram a aulas e visitaram um jardim botânico. Tiveram ainda tempo livre para explorar a cidade e desfrutar da cultura local.

Uma das noites foi marcada por um concerto da Pomeranian Philharmonic.
No dia 8, a despedida dos hosts foi emotiva, mas o entusiasmo por recebê-los em Portugal permanece.
Esta experiência permitiu conhecer novas culturas, criar amizades e enriquecer o percurso académico e pessoal dos participantes.

Comemoração do Dia Mundial do Teatro

Autor: Animadora Sociocultural

Nos dias 26 e 27 de março os clubes de teatro do agrupamento receberam os familiares dos alunos com o intuito de assinalar o Dia Mundial do Teatro. Nestas duas sessões, que ficaram marcadas pela diversão e disponibilidade de todos, os familiares foram também convidados a participar nos exercícios de teatro. Em conjunto, com espontaneidade, improviso e boa disposição, criámos momentos de partilha.

Um testemunho: “Gostei muito de ter uma aula aberta para a família. Acho que foi bom para os pais terem uma ideia de como é que são as aulas de teatro. Gostava de repetir.” Pilar Candeias, 9.ºA.

Erasmus+ em L’Alcúdia, Valência

Autor: Mariana Costa (12.o C)

Entre os dias 09 e 15 de fevereiro, um grupo de cinco alunos do 12.o ano da ESFLG, acompanhado por duas professoras, participou numa mobilidade internacional em L’Alcúdia, na região de Valência, Espanha, no âmbito do projeto Erasmus+. Este projeto, cujo tema é Monsters of the Urban Life (Monstros da vida urbana), visa promover a reflexão e o intercâmbio cultural sobre os desafios contemporâneos da vida urbana.
Durante esta semana, o tema abordado foi Digital Divide (Fratura Digital) e o uso de ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), proporcionando aos participantes uma análise crítica das desigualdades no acesso às tecnologias e o seu impacto na sociedade moderna.
Ao longo desta experiência de mobilidade, os alunos ficaram hospedados em casas de famílias locais, o que permitiu uma imersão completa na cultura espanhola. Desde o primeiro momento, a convivência com as famílias anfitriãs foi uma experiência enriquecedora, proporcionando-nos momentos de partilha e aprendizagem.
O programa incluiu uma série de atividades educativas e culturais realizadas na escola local, onde tivemos a oportunidade de conhecer o sistema de ensino espanhol e trocar experiências com estudantes de outras partes da Europa, como a Finlândia, Itália e Alemanha. As atividades de grupo foram essenciais para o fortalecimento dos laços entre os participantes, permitindo que nos conhecêssemos melhor e explorássemos as diferenças e semelhanças culturais.
Além das atividades escolares, a semana foi repleta de passeios pela cidade e os seus arredores. Visitamos pontos turísticos de L’Alcúdia e da região de Valência, como o museu das ciências. Também tivemos a oportunidade de provar a gastronomia local, com destaque para a tradicional paella valenciana.
Entre risos, conversas e novas amizades, os alunos puderam viver de perto a rotina espanhola, experimentando as peculiaridades da alimentação, os horários e as tradições do país. A troca de culturas foi uma das partes mais marcantes da viagem, deixando memórias que, certamente, ficarão para sempre.
No final da semana, todos os participantes estavam gratos pela experiência vivida, pela oportunidade de conhecer novas pessoas e de aprender em conjunto. A experiência Erasmus+ continua a ser um marco importante na formação dos alunos, promovendo a mobilidade, a amizade e o crescimento pessoal.
Uma viagem que, sem dúvida, abriu portas para novas amizades, novas culturas e novas perspectivas!

“Abraço” – Concerto para os afetos

Autor: Leonor Mendinhos

No dia 21 de Fevereiro a Orq’Graça apresentou o concerto “Abraço”, a propósito da Semana dos Afetos, no auditório da Escola Secundária Fernando Lopes-Graça. Foram apresentadas diversas músicas de estilos contrastantes: Pop, Rock (Grunge), Bossa Nova, Fado. Para quem assistiu, “foi uma experiência emocionante, com interpretações magníficas tanto a nível vocal como instrumental. Todos estiveram brilhantes, proporcionando um belíssimo espetáculo e cheio de sentimento.” Estiveram presentes as turmas 7.ºD, 9.ºB, 10.ºA, 12.ºA e 11.ºM, assim como os professores acompanhantes, elementos da Direção e outros professores e alunos sem aulas.

DESPORTO ESCOLAR

Autor: Luísa Guimarães

Os nossos grupos-equipas do Desporto Escolar participaram em várias competições em representação do Agrupamento, durante o mês de fevereiro. A saber:
Canoagem – a 12/02, no Jamor;
Ténis de Mesa – a 13/02, no Agrupamento de Escolas de Carcavelos, sendo que 6 dos alunos participantes, passaram à fase pré-regional;
Surf – a 14/02, na Praia de S. Pedro;
Padel – 25/02, no Oeiras Padel Academy. Destaque para as duplas:
Gonçalo e Gonçalo – 3.º lugar (Iniciados masculinos)
Rodrigo /Tomás – 4.º lugar (Iniciados masculinos)
Sofia L. / Francisco – 1.º lugar (Iniciados misto)
Sofia R. / Afonso – 2.º lugar (iniciados misto)
Beatriz / Soraia – 1.º lugar (Juvenis femininos)

Atletismo – a 19/02, no Jamor, nas modalidades de Barreiras 60m e Salto em Comprimento.
Destacam-se os resultados obtidos em Barreiras por:
Diana Hrublyak, da ESAP – 2.ª lugar em Iniciadas Femininas;
Constança Curião, da ESAP – 2.º lugar em Infantis Femininas;

Independentemente dos resultados obtidos, congratulamo-nos com o espírito desportivo e a forma saudável e entusiasta que todos têm revelado.

Eco-Escolas: Combater o Desperdício Alimentar

Autor: Equipa Eco-Escolas

No dia 19 de fevereiro, os delegados e subdelegados das turmas do 3.º ciclo da EBSA participaram numa ação de sensibilização sobre desperdício alimentar, promovida pela Cascais Educação. A iniciativa teve como objetivo alertar os alunos para a importância de reduzir o desperdício de alimentos, contribuindo assim para um mundo mais sustentável.
Durante a sessão, foram abordados temas como o impacto ambiental do desperdício alimentar, estratégias para uma melhor gestão dos alimentos e formas de evitar o consumo excessivo. Esta iniciativa reforça o compromisso da EBSA com a educação ambiental e a sustentabilidade, demonstrando que pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença.

DESPORTO ESCOLAR – Formação de juízes/árbitros – “Julgamento no SURF”

Autor: Paula Oliveira/Susana Pontes

Teve lugar no dia 15 de janeiro o primeiro momento de formação de alunos para julgar as provas do Desporto Escolar da CLDE ACO e, quem sabe, para o Campeonato Regional e Nacional. Este encontro decorreu nas instalações do Surfing Clube de Portugal, na praia de S. Pedro do Estoril, e estiveram presentes 23 alunos das várias escolas com grupo/equipa de Surf dos concelhos de Amadora, Cascais e Oeiras.
O nosso Agrupamento fez-se representar pelos alunos Benjamim Mendes e Raquel Cruz, da turma 10.º F, acompanhados pelas professoras Paula Oliveira e Susana Pontes.
O segundo momento de formação está agendado para o dia 14 de fevereiro.
Até lá, Boas ondas!!!