O Clube de Teatro da ESFLG celebrou o 25 de Abril

O Clube de Teatro da ESFLG participou na Semana do Direitos e Liberdades com um momento de grande significado com o espetáculo “Há um cravo no chão”.

Resultado de uma criação coletiva, a peça trouxe ao palco uma reflexão sobre o valor da liberdade desafiando o público a pensar no papel de cada um na sua preservação. Através do teatro, os alunos deram voz a diferentes perspetivas sobre o passado e o presente, reforçando a importância de manter vivos os ideais de Abril.

Esta iniciativa destacou-se como um exercício de cidadania ativa, onde o teatro se assumiu como ferramenta de aprendizagem, expressão e consciência social.

O trabalho desenvolvido merece um reconhecimento especial pelo empenho e dedicação de todos os alunos envolvidos.

Susana Mendonça – Animadora Sociocultural 

A Semana dos Direitos e Liberdades

A Semana dos Direitos e Liberdades assinalou o 25 de Abril com um programa diversificado de atividades educativas e culturais, envolvendo toda a comunidade escolar. Ao longo de vários dias, realizaram-se debates, sessões temáticas, exibição de documentários, performances e concertos, abordando temas como a democracia, a liberdade, os direitos humanos e testemunhos da resistência antifascista.

O agrupamento teve o prazer de receber organizações como a Próxima Geração, a Rede Ex-Aequo e a CPCJ, bem como testemunhos vivos de quem experienciou o período antes e pós 25 de Abril, como Helena Pato, Conceição Matos, Humberto Candeias, Manuela Canais e as assistentes operacionais Alexandra Figueira, Cristina Lagoa, Patrícia Ramos e Rosário Pinheiro.

Para além destas participações, diversos professores dinamizaram iniciativas de grande qualidade ao longo da semana, enquanto a Orq’Graça, o Coro de Professores e os clubes de teatro da EBSA e da ESFLG enriqueceram o programa ao nível cultural e artístico.

Testemunho dos alunos Raissa e Benjamim do 11.ºF:

“No dia 22 Abril no auditório da escola secundária Fernando Lopes graça tivemos o privilégio de receber 3 testemunhas vivas do 25 de abril. 

Durante aquela manhã alguns dos alunos tiveram a oportunidade de ouvir testemunhos reais de filhos de ex-presos políticos e uma professora da colónia de férias para crianças e jovens cujos pais foram presos pela PIDE.

Todos os relatos da época de opressão e tortura puderam tocar a mente dos jovens presentes e gerar um debate com perguntas muito interessantes que nos levam a refletir sobre a importância de relembrar um momento tão marcante na história de Portugal e valorizar todo o nosso progresso.

 Em conclusão, nós, professores e alunos, gostaríamos de agradecer aos 3 palestrantes que viveram e contaram os seus testemunhos com tanto carinho e força. Com todo o respeito, a vossa história e a de muitos outros deve ser sempre lembrada.“

Equipa Semana Direitos e Liberdades

 Cascais Próxima e a ação de sensibilização “Vamos na Mobi”

A Cascais Próxima promoveu sessões de sensibilização sobre mobilidade sustentável junto dos alunos do 3.º ciclo da Escola Básica de Santo António, através da iniciativa “Vamos na Mobi”. A ação, integrada no programa Eco-Escolas, pretende consciencializar os alunos para a importância de escolher o transporte público para uma mobilidade mais ecológica. A iniciativa procura também incentivar hábitos de mobilidade mais responsáveis desde cedo, contribuindo para uma mudança de comportamentos a longo prazo.

Durante as ações, os alunos são convidados a refletir sobre alternativas ao uso do automóvel particular, explorando opções como autocarros, comboios, bicicletas e percursos pedonais. Para além dos benefícios ambientais, são ainda destacados aspetos como a poupança económica, a melhoria da qualidade do ar e o bem-estar físico associado a formas de mobilidade ativa.

O programa Eco-Escolas, responsável pela organização das sessões, reforça assim o seu compromisso com a educação ambiental e a promoção de práticas sustentáveis. 

Equipa Eco-Escolas

Equipa da Escola Ativa – DE de Santo António em Torneio de Corfebol

Uns já tinham participado no ano passado; para outros foi a primeira experiência. No dia 19 de abril, alguns alunos da Escola Ativa, participaram num Torneio de Corfebol com equipas federadas, que se realizou na Escola Secundária Amélia Rey Colaço, em Linda-a-Velha. Foi uma oportunidade de convívio, aprendizagem e desenvolvimento desportivo, onde todos se empenharam e representaram a escola com competência e fair-play. Destacamos o aluno Diogo Leal, selecionado para uma das equipas “Rising Stars” que jogaram no final do torneio. 

Prof.ª Luísa Guimarães

Desporto Escolar | Cascais Volley 2×2

No dia 24 de Abril, decorreu o torneio concelhio Cascais Volley 2×2, no Parque da Quinta da Carreira, em São João do Estoril, organizado pela CMC e pelo Colégio Sra. Boa Nova. Este torneio juntou as melhores equipas das escolas do Concelho de Cascais, num torneio com um excelente espírito desportivo entre escolas e com a realização de muitos jogos por cada equipa participante.

A Escola Básica de Santo António participou com 9 alunos, distribuídos por três equipas de Infantis A misto. 

Como resultado do empenho demonstrado, a escola alcançou um excelente 2.º lugar no escalão de Infantis A, destacando-se também pela evolução no desempenho desportivo ao longo do torneio. Os alunos foram acompanhados pelo professor Pedro Lopes.

E do nada há uma luz que se acende

A Orq’Graça, apresentou o concerto “E do nada há uma luz que se acende”, no âmbito da Semana das Liberdades, em dois momentos; um aberto ao público na 5.ªf dia 23 de Abril e outro às 9h do dia seguinte, para turmas convidadas. A temática das canções apresentada girou à volta do tema da Liberdade ou da falta dela e das lutas que se travam para a conseguir manter. Os alunos demonstraram que a música é um excelente veículo de comunicação de mensagens e também o seu gosto por uma grande variedade de estilos musicais diferentes.
No primeiro concerto estiveram presentes pais, familiares, amigos dos alunos envolvidos e também professores e membros da Direção do Agrupamento e da União de Freguesias de Carcavelos e Parede. No segundo concerto estiveram presentes as turmas 4.ºA, 5.ºF, 7.ºA e 11.ºA, incluindo uma turma de cada ciclo de ensino. Viva a Liberdade!

Prof.ª Leonor Mendinhos

Há sempre alguém que resiste

O Coro AEP apresentou o concerto “Há sempre alguém que resiste”, no dia 21 de Abril, pelas 18h, no auditório da Escola Secundária Fernando Lopes-Graça, no âmbito da Semana das Liberdades. O Coro iniciou o espetáculo com uma performance e cantou diversas canções com letras e temas relacionados com a Liberdade ou com a falta dela. Foi um concerto emotivo e que demonstrou a versatilidade dos elementos do Coro. Quem assistiu ao mesmo sentiu que podia ouvir mais algumas canções e, por isso, repetiu-se a última canção bonita e alegre. 

Estiveram presentes alunos, professores, familiares e amigos dos coralistas, assim como elementos da Direção do Agrupamento e da União de Freguesias de Carcavelos e Parede.

Prof.ª Leonor Mendinhos

Mobilidade Erasmus+ VET – Budapeste

Entre os dias 19 e 24 de abril de 2026, realizou-se em Budapeste, Hungria, uma mobilidade Erasmus+ VET, integrada no consórcio da Câmara Municipal de Cascais com as escolas do concelho com ensino profissional.

Esta iniciativa teve como tema *“Erasmus Dual Educational & Company Partnerships – Building Bridges Between Schools and Industry”*, centrando-se na partilha de boas práticas e no reforço da ligação entre as escolas profissionais e o tecido empresarial, promovendo modelos de formação dual mais eficazes e alinhados com as necessidades do mercado de trabalho.

Participaram nesta mobilidade os coordenadores dos cursos profissionais das escolas envolvidas, acompanhados por dois representantes do Município. 

O programa Erasmus+ VET tem como principal objetivo promover a qualidade da educação e formação profissional, reforçando competências técnicas, pedagógicas e interculturais, bem como incentivar a cooperação europeia, a inovação e a empregabilidade dos jovens através da aproximação entre a escola e o mundo empresarial.

É ainda de salientar e agradecer o envolvimento da autarquia, nomeadamente da Câmara Municipal de Cascais, pela valorização, promoção e aposta contínua no ensino profissional no concelho, criando oportunidades de crescimento, internacionalização e enriquecimento para alunos, docentes e coordenadores.

Sara Luzio, coordenadora dos cursos profissionais

Desporto Escolar | II PROVA FASE CLDE DE CANOAGEM 2026

No dia 19 de fevereiro, o escalão de Iniciados Feminino / Masculino e Juvenis Masculino, do grupo equipa de Canoagem/Desporto Escolar, acompanhados pela professora Ana Gutierres, participaram, com grande empenho, nas seguintes provas:

Slalom – percurso com 4 portas.

Velocidade –200 m.

Fundo –1600 m – Iniciados.

      – 2400m – Juvenis.

Obtiveram os seguintes resultados: