2° Torneio de Atletismo de Iniciados e Juvenis – Desporto Escolar

Autora: Professora Sónia Costa

Realizou-se no dia 29 de março, o 2.º Torneio de Atletismo para os alunos dos escalões Iniciados e Juvenis. 

O torneio realizou-se na Pista de Atletismo do Jamor com a participação dos alunos, Denis Feliciano (12.ºB), Guilherme Santos (9.ºF), Leonor Curado (9.ºF), Ruben Moreira (9.ºH) e Salomé Belo (9.ºF).

Os alunos participaram nas Provas de Salto em Comprimento, Corrida de 80/100 metros e Corrida de Barreiras, conquistando mais 3 medalhas para o Agrupamento de Escolas da Parede.

A aluna Salomé Belo, ficou apurada para o Regional de Atletismo no dia 5 de maio, no Estádio 1º de Maio – INATEL, em Lisboa.

Parabéns, atletas!

1.° Torneio de Atletismo de Infantis – Desporto Escolar

Autora: Professora Sónia Costa

Realizou-se no dia 22 de março, o 1.º Torneio de Atletismo para os alunos dos escalões Infantis A e B. 

O torneio realizou-se no Colégio dos Salesianos de Manique com a participação dos alunos Kenzo Brandimiller (5.ºE), Samuel Figueiredo (6.ºF), Francisco Jorge (5.ºG), Teresa Oliveira (6.ºF), Caio Bessa (7.ºC), Rafael Costa (5.ºA), João Teixeira (6.ºB), Diogo Manoel (5.°G), Tom Pires (5.°E), Margarida Quinta (5.°A) e Simão Torres (5.°F). 

Os nossos pequeninos estão de parabéns, demonstraram um excelente desempenho, motivação e um comportamento exemplar, conquistando 4 medalhas para o Agrupamento de Escolas da Parede.

Excelente trabalho!

Projeto Erasmus + “ Speak & Act: Public Speaking for Global Citizenship”

Autora: Professora Manuela Duarte

Nos dias 28 e 29 de março, no âmbito do projeto Erasmus + “ Speak & Act: Public Speaking for Global Citizenship”, as professoras Ana Paula Alexandre e Maria Manuela Duarte participaram num «Transnational teachers`training» em Bydgoszcz, (Polónia). O encontro teve como objetivo principal monitorizar e acompanhar a implementação do projeto nos países participantes: Polónia, Itália, Eslovénia e Portugal.

Foi concluída na nossa escola a fase de formação de professores. Esta troca de experiências e saberes entre todas as professoras do grupo permitirá, no próximo ano letivo, envolver 200 alunos, com os quais serão aprofundadas as competências de argumentação e debate. Estarão em concurso, com os seus parceiros europeus, em Perugia (Itália), os 15 melhores alunos da nossa escola. A data prevista é outubro de 2024.

Semana dos DIREITOS e LIBERDADES

Esta é a madrugada que eu esperava

O dia inicial inteiro e limpo

Onde emergimos da noite e do silêncio

E livres habitamos a substância do tempo

(Sophia de Mello Breyner Andresen)

Parcerias: Bibliotecas / Associação de estudantes / Projeto Por uma escola antirracista / Associação de encarregados/as de educação da escola Fernando Lopes Graça / Prévio / Associação 25 de Abril / Projeto Leituras sem Fronteiras / Laboratório de História. Territórios e Comunidades da FCSH, UNL / Amnistia Internacional / SOS Racismo / Associação Fernando Lopes-Graça / Projeto eTwinning / União de freguesias de Carcavelos e Parede / CPCJ Cascais

O Clube de Teatro da EBSA de “portas abertas” para encarregados de educação

No Dia Mundial do Teatro o clube de teatro da EBSA realizou uma sessão especial: os pais dos alunos que participam neste clube foram convidados para assistir a uma sessão. O que não sabiam é que iam ser desafiados a participar nos exercícios e jogos teatrais. No final, pais e filhos “brincaram” ao teatro num final de tarde descontraído e muito divertido.

Orq’Graça abrilhanta a Noite Portuguesa da Semana Erasmus

Na noite de 3 de Março, a Orq’Graça abrilhantou musicalmente o jantar da Noite Portuguesa. Foram interpretadas várias músicas internacionalmente conhecidas e houve ainda lugar à participação de quem quisesse, para cantar alguma canção. Foi sem dúvida, uma noite muito animada!

Projeto Erasmus + GAP | Get Aware of Plastics: a visão dos pais

A nossa querida Rory 🥰 fica no nosso coração e é bem vinda sempre que quiser voltar. Foi uma boa experiência para toda a família. Obrigada e parabéns às professoras pelo programa construído e impecável organização que permitiu que tudo corresse tão bem.

Pais do Gonçalo (10.°D)

Acho que não há palavras para agradecer o empenho, esforço, dedicação de todos os que organizaram tudo.

Para nós, foi gratificante, crescimento e aprendizagem porque a Martina fala pouco inglês, mas conseguimos relacionar-nos de tal modo, que senti que fui porto de abrigo para ela nestes dias sem pais. Exemplo disso, deixo aqui uma fotografia que se percebe o carinho que se gerou entre nós as três, orgulho-me muito da maneira como ela nos acolheu no coração, mas orgulho-me muito como a Inês se empenhou em a proteger, ensinar, respeitar e até cuidar de tudo o que tinha a ver com a irmã italiana.

Mãe da Inês (12.º C)

Receber o Nikola (croata) foi uma bela experiência, que ficará na nossa memória.

Um muito obrigado a todas as professoras, ao programa Erasmus e à escola por todo o trabalho, empenho e dedicação, permitindo aos nossos filhos esta maravilhosa experiência. 🙏❤️

Pais do Guilherme (11.º A)

Venho por este meio expressar a minha gratidão por toda a experiência, quer da Lee, na Grécia, quer dos alunos cá em Portugal, embora não tenhamos hospedado nenhum.

Acho que este projeto é muito enriquecedor a todos os níveis, proporciona aos alunos o conhecimento de outras culturas e a possibilidade de fazerem amigos além fronteiras.

Mais que tudo, quero agradecer a toda a organização e às professoras que acompanharam, mais especificamente, pois foram incansáveis, a preocupação em nos manter informados foi admirável e da minha parte deu-me muita segurança.

A cereja no topo do bolo foi mesmo o jantar de despedida ☺ boa disposição, boa companhia, muita comidinha boa e um pezinho de dança ☺.

Mãe da Lee (11.°D)

Este ano, a Gabriela teve a oportunidade de participar no programa Erasmus+, o que a deixou muito feliz. Ter a oportunidade de fazer parte de um programa de intercâmbio, receber jovens de outros países para, juntos, participarem nas atividades, bem planeadas e executadas, organizadas pelos professores da escola, e ainda vir a ter a experiência de ser recebida noutro país, com outra cultura e, lá, participar noutras atividades, acrescido à escolha do tema deste ano – Getting Aware of Plastics – no qual tem muito interesse, tudo isto deixou-a muito entusiasmada. (…)

Por último, gostámos muito de participar no jantar de encerramento e de observar como os jovens se sentiam bem.

Um bem-haja a todos os professores envolvidos no programa.

Mãe da Gabriela (12.º C)

Projeto ERASMUS+

Autoras: Inês Pires e Sofia Ribeiro, alunas do 10.º F

Na semana de 27 de fevereiro a 3 de março a Escola Secundária Fernando Lopes Graça acolheu, mais uma vez, os alunos do projeto ERASMUS+. Foi uma semana repleta de atividades e desafios para os alunos (ver programa aqui). Estes puderam conviver e aprender, em simultâneo. Este ano, o tema escolhido para o projeto foi “Plásticos e micro-plásticos nos oceanos”, tendo o Agrupamento recebido alunos de quatro países diferentes: Alemanha, Croácia, Grécia e Itália. Foram recolhidos alguns testemunhos de alunos dos diferentes países, incluindo o nosso:

Niki, Croácia

Pergunta: Qual foi a tua primeira impressão de Portugal?

Resposta: “A primeira coisa que notei foi que Portugal cheira a mar e a areia, cheira a praia, é agradável, exceto quando aterrámos, porque cheirava a bacalhau, mas num bom sentido, porque eu gosto de bacalhau!”

P: Na tua opinião, qual é a importância deste projeto?

R: “Eu acho que este projeto é importante para aprendermos as causas e as consequências do plástico na natureza, para nos prepararmos para o futuro, pois estamos num mau caminho e, claro, para conhecermos a cultura de novos países e para conhecermos pessoas novas.”

P: Quais são as expectativas para esta semana?

R: “Esta semana espero aprender mais sobre Portugal e a vossa cultura, também gostava de aprender mais sobre o plástico e a poluição, porque é para isso que estamos aqui. Entretanto, espero também fazer novos amigos.”

P: Estás a gostar de estar aqui até agora?

R: “Sim, estou a gostar de conviver com pessoas diferentes, porque esta semana é uma espécie de férias e estou a passar um bom bocado aqui, o que é bom.”


Anthi e Rory, Alemanha

P: Qual foi a tua primeira impressão de Portugal?

R: “Gostámos muito do facto de aqui haver praias e do mar estar perto das casas e, já agora, vocês sabem a que horas as lojas fecham? Às 23h da noite! Portugal é muito giro e há muita união aqui, parecem ser todos muito unidos e todos nos fizeram sentir confortáveis quando chegámos.”

P: Na tua opinião, qual é a importância deste projeto?

R: “Eu acho que podemos aprender bastante sobre reciclar e o que realmente acontece por detrás disto tudo. Nós não podemos simplesmente atirar lixo para o chão, porque não sabemos o que acontece com ele na verdade. Se queremos um bom futuro, temos de nos focar e trabalhar para ele.”

P: Quais são as expectativas para esta semana?

R: “Eu quero muito ficar a conhecer o vosso país e a vossa maneira de viver e tudo isso. Também gosto de estar a fazer novos amigos e conhecer novas pessoas.” – Anthi

R: “Para mim é igual, e óbvio, praticar o inglês, conhecer novas pessoas e de resto é mais ou menos o mesmo.” – Rory

P: Estás a gostar de estar aqui até agora?

R: Estamos a gostar, como já tínhamos dito, as pessoas aqui transmitem um sentimento de familiaridade e fazem-te sentir muito confortável. Fica-se a sentir que somos parte das famílias com quem ficámos, parece que já nos conhecemos há anos. É muito bom.


Testemunhos dos portugueses

“Ir à Alemanha foi bom, gostei de conhecer o país, foi muito bom poder conhecer um sítio novo e pessoas novas. Divertimo-nos muito em Portugal também. Durante esta semana, fizemos coisas diferentes e pudemos aprender sobre a poluição e o plástico no oceano.”

Gonçalo Monteiro

“Neste projeto, acabei por conhecer pessoas novas e aprender realidades sobre uma outra cultura. Consegui conhecer um país novo e algumas coisas sobre o plástico que eu não sabia. Gostei de aprender as diferentes maneiras de reutilizar o plástico e o que é o plástico biodegradável, que, por acaso, não sabia que existia. Achei que esta última semana foi muito bem organizada, talvez melhor do que a que nós experienciámos lá fora.”

Inês Diogo

“Gostei muito deste projeto, a experiência na Alemanha foi muito gira, conseguimos conhecer as cidades onde fomos e houve palestras muito boas. Cá em Portugal, fomos com todos os alunos descobrir Lisboa e conseguimos aprender bastante sobre o plástico, a reciclagem e muito mais coisas dentro desse tema.”

Ricardo Castro

Participação da Escola Fernando Lopes Graça no Torneio Concelhio de Badminton

Autora: Leonor Tobbak – 12.º A

No dia 2 de março, 10 alunos da nossa escola, acompanhados pelos professores Tiago Santos e Jorge Santos, participaram no torneio de badminton “Cascais Minton” que se realizou no Colégio Amor de Deus.

(da esquerda para a direita) Prof. Tiago Santos, Amanda Li, Martinho Maurício, Luís Peixinho, Prof. Jorge Santos, Leonor Tobback, Prof. Helena Moreira, Vanessa Rivas, Tiago Abreu, David Cardoso e Martim Dias (+ Alice Fernandes e Carolina Barbosa)

Esta experiência possibilitou o encontro entre várias escolas, promovendo um convívio desportivo saudável.

Apesar de não termos trazido nenhuma medalha para casa, os nossos alunos tiveram um desempenho extraordinário ao representar a escola. Mais importante que ganhar é participar e divertir.

Parabéns a todos os atletas.

O desporto começa na atitude!

1.º Torneio de Atletismo – Desporto Escolar

Realizou-se, no dia 1 de março, o 1.º torneio de Atletismo para os alunos dos escalões Iniciados e juvenis.

O torneio realizou-se no Colégio de Salesianos de Manique com a participação dos alunos, Denis Feliciano (12.ºB), Felipe Teixeira (7.ºH), Guilherme Santos (9.ºF), Leonor Curado (9.ºF), Olavo Ferreira (9.ºF) Ruben Moreira (9.ºH) e Salomé Belo (9.ºF).

Os alunos estão de parabéns, demonstraram enorme motivação e um excelente comportamento, conquistando 6 medalhas para o Agrupamento de Escolas da Parede.

Excelente trabalho, atletas!

Professora responsável: Sónia Costa