Até Quando? – Apresentação do clube de teatro da ESFLG.

Dia 27 de novembro o clube de teatro assinalou o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres com uma pequena apresentação onde a professora Leonor Mendinhos também participou. Deixamos uma pequena reflexão e testemunho de um dos participantes, o Miguel António do 11. ºA:

Este tema é de extrema importância e tem de ser falado para podermos conscientizar o máximo de pessoas possível e para cumprir esse objetivo o clube teve a ideia de apresentar no exterior dos pavilhões e assim qualquer um pôde assistir. Fazer uma apresentação é sempre intimidante, mas fazê-lo num lugar aberto sem ter o conforto habitual de estar dentro de um auditório é mais assustador. Felizmente correu super bem, foi divertido o processo para criar esta apresentação, podemos ter a noção de quantas pessoas são afetadas por esta questão social e fiquei muito feliz da forma como transmitimos esta mensagem.

Miguel António da turma 11.º A

Lançamento de Barcos – Comemorações Dia Nacional do Mar

Decorreu no sábado, 25 de novembro, na baía de Cascais, o lançamento das embarcações construídas nas aulas de Educação Tecnológica, turmas A, B, D e E do 5.º ano da EB de Santo António.

Ao longo de oito aulas, os alunos juntaram material biodegradável de origem animal e vegetal e construíram as suas embarcações tendo como referência a embarcação típica de Cascais: a “Chata”. 

Após superar alguns desafios de construção, em que não se podia utilizar cola, o Agrupamento de Escolas da Parede fez-se representar com 21 barcos. Foram construídos 25 barcos pelos alunos do nosso Agrupamento, alguns dos quais estiveram expostos no átrio da Escola Básica de Santo António de 23 a 30 de novembro.

Este evento esteve inserido nas comemorações do Dia Nacional do Mar, que se celebra a 16 de novembro, e estiveram envolvidas as seguintes entidades: Agrupamento de Escolas de Carcavelos, Agrupamento de Escolas de Cascais, Escola Básica de Santo António, EB1 José Jorge Letria, ISN Cascais, Projeto “Este Mar”, Escola Náutica e Capitania do Porto de Cascais.

O ponto de encontro foi junto à estátua do Rei D. Carlos e o lançamento dos barcos realizou-se na praia dos Pescadores.

Posteriormente, o Núcleo de Canoagem do Desporto Escolar procedeu à recolha e entrega das embarcações.

O grupo de Educação Visual e Educação Tecnológica agradece a participação de todos (alunos, encarregados de educação, familiares, professores) sem a qual não teria sido possível a realização deste evento.

Aula de Padel – Educação Física

No dia 10 de novembro, a professora Paula Oliveira contou com a presença do presidente da UFCP, Nuno Alves, na aula de Educação Física do 8.ºA. Nesta aula foi introduzido o PADEL, uma modalidade de raquetes em franca expansão e que tem vindo a aliciar os jovens da nossa comunidade educativa para a prática desportiva.

Para a concretização desta iniciativa, muito contribuiu o investimento que a UFCP tem feito na Educação, oferecendo um conjunto de 20 raquetes, colocadas ao dispor dos alunos nas aulas de Educação Física e no Clube do Desporto Escolar.

Em nome do AE Parede, o nosso muito obrigado!

Acesso à reportagem completa no link 

O Zoo veio à Escola

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Jardim Zoológico de Lisboa foi recebido por todas as turmas de 5.º ano da EB de Santo António.

Em articulação com o Clube Ciência Viva! e as professoras de 5.º ano de Matemática e Ciências Naturais,  foi organizado o Programa Educativo O Zoo vai à Escola, que envolveu 191 alunos e 5 professoras.

As sessões permitiram comemorar o Dia Mundial do Animal, ao mesmo tempo que foi abordada e discutida a temática da Conservação da Biodiversidade, orientada pelos animadores do Jardim Zoológico de Lisboa: a Mafalda, o Francisco e o Gonçalo. Durante as sessões houve, ainda, a oportunidade de ver e tocar em materiais zoológicos – crânio de um tigre, pelo de tigre, escamas de um réptil e penas.

Todos adoraram receber o Zoo, mas cá para nós… giro mesmo era passar um dia no Jardim Zoológico de Lisboa, com a família ou com a turma.

No site do Clube Ciência Viva!, disponível em https://clube-ciencia–viva.webnode.page, estão mais informações sobre esta atividade e muitas fotografias.

PreVio –  Oficinas “Dentro do Coração”

Trabalhar a inteligência emocional com as crianças é uma forma de desenvolver a empatia e a tolerância e por isso o PreVio decidiu realizar oficinas de expressão corporal para o 1.º ciclo abordando o tema das emoções.

Estas oficinas foram também o pretexto para celebrar o Dia Mundial do Combate ao Bullying e o Dia Internacional contra a Violência e o Bullying na Escola.

Monsters of the Urban Life

No dia 2 e 3 de outubro, as professoras Ana Paula Alexandre e Sandra Pinto participaram numa visita preparatória que decorreu em L’Alcudia| Valência, no Institut Educació Secundària Els Évols. Esta visita teve como principal objetivo estabelecer as temáticas que irão servir para estabelecer os protocolos de colaboração entre várias escolas visando a persecução do plano Erasmus de cada uma.

Desta forma, ficou estabelecido que o tema unificador ficaria espelhado no título “Monsters of the urban life” que será abordado em várias perspetivas.

  • Alemanha (Bad Hazburg) | Mobility;
  • Portugal (Parede)|Active democracy: participatory budgeting as a tool to combat the monsters of urban life;
  • Finlândia (Helsínquia)| Information overload;
  • Espanha (L’Alcudia)| Digital divide;
  • Itália (Molfetta)| REwaste.

Foram também acertados detalhes relacionados com as idades, o tipo de alojamento e responsabilidades de cada escola parceira bem como a forma de participação dos alunos entre cada uma das mobilidades.

O projeto arranca entre 26 de novembro e 2 de dezembro em Bad Hazburg.

Desporto Escolar 2023/24

A coordenação do Núcleo de Desporto Escolar do Agrupamento informa que, a partir do dia 27 de setembro, encontram-se abertas as inscrições no desporto escolar, nas modalidades Atletismo, Canoagem, Surf, Vela, Ténis de Mesa e Padel.

Clique no link para aceder às fichas de inscrições e outras informações.

GRUPO EQUIPAABERTURA INSCRIÇÕESFECHO INSCRIÇÕESPUBLICAÇÃO SELECCIONADOS(AS)
ATLETISMO27.set.202315.mar.2024Não se aplica
CANOAGEM27.set.202304.out.202306.out.2023
SURF27.set.202304.out.202306.out.2023
VELA27.set.202304.out.202306.out.2023
TÉNIS de MESA27.set.202315.mar.2024Não se aplica
PADEL27.set.202304.out.202306.out.2023

O acesso aos Grupos-Equipa de Canoagem, Surf, Vela e Padel se encontrar subordinado aos critérios definidos nos respetivos “PROTOCOLOS DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS”.

O início das atividades destes decorrerá entre os dias 11 e 18 de outubro, conforme indicação do respetivo professor responsável. Nos casos em que se entenda necessário, inicia-se com uma reunião com os(as) Encarregados(as) de Educação.

Clique no link para aceder à página do desporto escolar e obter mais informações.

Apresentações finais dos clubes de teatro do AEP

No dia 14 e 15 de junho, decorreram as apresentações do clube de teatro da ESFLG e da EBSA. Na ESFLG o clube decidiu apresentar uma peça a partir do texto de Afonso Cruz, A Cruzada das Crianças. Já na EBSA, os alunos apresentaram a peça “Olha o Passarinho” de António Torrado. Ambas as apresentações correram muito bem, mostrando o esforço, dedicação e cooperação de todos os alunos.

Estão todos de Parabéns!

Deixamos alguns testemunhos dos alunos:

“Este ano foi o primeiro em que fiz teatro e fiquei com pena de não ter começado mais cedo… Fui à primeira aula de teatro sem saber bem ao que ia e fui surpreendida com uma experiência que me permitiu passar de mera observadora a praticante de teatro. Vão ficar na memória todas as tardes de quarta-feira, repletas de aprendizagens, gargalhadas, reflexões, entre tantas coisas. Não vou esquecer esta incrível experiência que tornou o meu último ano do secundário mais especial e memorável.“

Leonor Tobback Figueiredo, 12.ºC

“Tive uma vez mais a oportunidade de participar no clube de teatro da escola. Não foi uma surpresa o facto de me divertir imenso este ano. Para além de participar numa atividade que tenho imenso gosto em realizar, também pude conhecer pessoas que partilham dos mesmos gostos que eu. O clube de teatro foi algo que me ajudou muito! Tanto com o sentir-me mais à vontade em expressar-me e comunicar com os outros, mas também como forma de descontrair e de me abstrair da pressão da escola e dos exames. Acaba por ser um escape com diversos benefícios para mim enquanto pessoa e estudante.”

Miguel António, 10.ºA