Campeonatos Nacionais 2024 – Desporto Escolar

Autora: Professora Paula Oliveira

Os Campeonatos Nacionais representam o momento mais importante do Desporto Escolar acolhendo os atletas que, ao longo do ano letivo, mais se destacaram em cada uma das modalidades. Este ano realizaram-se no Algarve (Lagoa e Portimão) sendo que a competição de Surf/Skimboard decorreu na Praia do Amado, concelho de Aljezur.

Uma vez mais, o grupo-equipa de Surf do AE de PAREDE fez-se representar nesta competição através da participação do aluno Manuel Loureiro (9.º I). O Manuel está de parabéns pela sua dedicação, empenho e excelente resultado alcançado, conquistando o 2º lugar na modalidade Skimboard.

Campeonato Regional de Surf e Skimboard – Desporto Escolar

Autora: Professora Paula Oliveira

Decorreu, no dia 30 de abril, na Costa da Caparica, mais uma edição do Campeonato Regional de Surf do Desporto Escolar. Esta Prova contou com a participação de 4 alunos do  9.º I (Bernardo Tavares, Duarte Barata, Manuel Loureiro e Santiago Torres) e 1 aluna do 8.º C (Rita Rocha) em representação do AE PAREDE. Apesar das condições de prova não serem as melhores, devido à fraca qualidade das ondas, os alunos acabaram por revelar um bom desempenho nas duas modalidades (Surf e Skimboard), tendo obtido as seguintes classificações: 

  • SURF: Bernardo Tavares e Manuel Loureiro (5º lugar); Duarte Barata (7º lugar) e Santiago Torres (9º lugar);
  • SKIMBOARD: Manuel Loureiro (5º lugar); Duarte Barata e Santiago Torres (7º lugar);
  • JULGAMENTO/ARBITRAGEM: Rita Rocha (10º lugar no ranking Regional).

Os alunos estão de parabéns pela prestação desportiva, contribuindo para a divulgação do bom trabalho desenvolvido no Projeto do Desporto Escolar e a boa imagem do Agrupamento.

CAMPEONATOS NACIONAIS DO DESPORTO ESCOLAR (JUVENIS)

Autora: Luísa Guimarães

Padel

O Clube do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas da Parede encerrou o ano letivo com um grande resultado nos Campeonatos Nacionais, que decorreram em maio, em Portimão, pelos nossos muito dignos representantes:

  • GONÇALO TEIXEIRA – 5º no Ténis de Mesa
  • MANUEL LOUREIRO – 2º lugar no Surf – Skimboard

De salientar também a participação de todos os alunos e professores responsáveis dos vários núcleos, nas competições locais e regionais, e a forma empenhada, entusiasta e competente como trabalharam ao longo de todo ano letivo.

PARABÉNS!!

Orq’Graça – Concerto Final

Autora: Leonor Mendinhos

No dia 14 de Junho, ao final do dia, realizou-se no auditório da Escola Secundária Fernando Lopes-Graça o concerto final da Orq’Graça. Os alunos participantes tocaram diversas músicas, com um repertório muito diversificado.

Foi um concerto bastante emotivo, uma vez que muitos alunos acabaram o seu percurso na escola, indo agora para o Ensino Superior. Fica, como sempre, a porta aberta para futuras apresentações.

Estiveram presentes os familiares dos alunos participantes, assim como professores, funcionários, membros da Direção do Agrupamento e da União de freguesias Carcavelos Parede.

Eco-Escolas | Sessão sobre alimentação saudável

A Câmara Municipal de Cascais, a convite do Eco Escolas, realizou a segunda  sessão de sensibilização na EBSA, desta vez sobre alimentação saudável para todos os delegados e subdelegados de turma de 2.º e 3.º anos. Aos alunos, foi apresentado um jogo/desafio para que, em pequenos grupos, tentassem demonstrar os seus conhecimentos sobre este tema. Foi uma sessão prática e divertida. Agradecemos ao Departamento de Educação da Câmara Municipal de Cascais pela disponibilidade.

A paleontologia veio à escola!

Autoras: Isabel Ribeiro e Margarida Soares, CCVnE – ESFLG

No dia 8 de maio, a convite do Clube Ciência Viva da Escola Secundária Fernando Lopes Graça, o paleontólogo Professor Octávio Mateus proferiu duas palestras, uma na Escola Básica de Santo António dirigida aos sétimos anos sobre o tema “Curiosidades sobre Dinossauros” e a outra dirigida ao ensino secundário sobre o tema “Dinossauros e a evolução de Darwin”.

Foram enunciadas algumas descobertas de fósseis em Portugal e em concreto no Concelho de Cascais. 

Excelente apresentação com uma interação bastante significativa, com interessantes questões dos alunos e uma rajada final de palmas que disse tudo…

TORNEIO INTER-TURMAS FUTEBOL 6.ºANO – ESAP

Realizou-se no passado dia 23 de maio, na ESAP, o Torneio Inter-Turmas de Futebol para o 6.º ano, masculino e feminino. Participaram as 8 turmas na vertente masculina e 5 turmas na vertente feminina, num total de cerca de 140 alunos.

Atividade sempre muito entusiasticamente participada, as finais jogaram-se entre:

  • 6.º F e 6.º B (masculino) – com vitória do 6.ºB
  • 6.ºE e 6.º C (feminino)- com vitória do 6.º E

TORNEIO CONCELHIO DE VOLEIBOL DA CÂMARA DE CASCAIS

No dia 23 de abril de 2024, a Escola Básica de Santo António participou, com vinte alunos acompanhados pela professora Alexandra Trindade e Duarte Oliveira, no Torneio de Voleibol Concelhio, integrado nas atividades do programa da Câmara Municipal de Cascais, “Cascais é Desporto na Escola”.

A equipa masculina, constituída por alunos do 9.ºF, conquistou o segundo lugar no escalão de iniciados e uma das equipas femininas, constituída por alunas do 8.ºE, 8.ºF e 8.ºH, classificou-se em 3.º lugar no mesmo escalão.

Parabéns a todos pelo empenho demonstrado e pelos resultados alcançados.

Projeto Literacia Digital

No âmbito do projeto de literacia digital, os alunos das turmas 10.ºJ e 11.ºJ do Curso Profissional Técnico Informática-Sistemas participaram e dinamizaram atividades relacionadas com uma das disciplinas técnicas do curso, Programação, com orientação dos professores da área Técnica: Margarida Rodrigues, José Fernandes e Rui Ressurreição.

Os alunos receberam os colegas de algumas turmas do 9.º ano, inscreveram e ajudaram a participar nos desafios do Seguranet e ajudaram a desenvolver programas em Scratch, C++ e Java.

Nessas atividades, desenvolveram alguns programas em Scratch, C++ e Java  e alteraram o código. Também viram uma demonstração de como é que no 11.º ano se criam projetos em Java e como é que funciona a lógica de programação, fizeram alterações num jogo criado no software Greenfoot e puderam ver os resultados obtidos.

No final, fizeram a autoavaliação do projeto, que revelou o interesse e curiosidade demonstrados ao longo das sessões mensais que decorrem no presente ano letivo. 

Obrigado a todos!