Semana dos direitos humanos 21/22

Dia 10 comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos.  E um dia só não é suficiente, para nós. O Agrupamento celebra a Semana dos Direitos Humanos, de 10 a 17 de dezembro. O programa, variado e muito participado, pode ser consultado aqui. (programa atualizado em 14 dezembro)

“Temos Direitos!”

Atividade desenvolvida na semana dos Direitos Humanos no AEP. As sessões foram dinamizadas pelas professoras bibliotecárias junto das turmas, 7.º F, 7.º G, 9. A, 9. H e 9.º I com o objectivo de se refletir sobre o impacto da Declaração dos Direitos Humanos na sociedade e na vida dos alunos.

Concurso de Cartazes Direitos Humanos

Exposição, local: átrios das escolas EBSA e ESFLG.

Esta atividade decorreu na semana dos Direitos Humanos no AEP. Neste concurso participaram alunos de todos os níveis de ensino e dos diferentes estabelecimentos do agrupamento. Os resultados do concurso serão divulgados no mês de janeiro de 2022.

Os resultados do concurso serão divulgados no mês de janeiro de 2022.

Exposição no pavilhão M

Ficam aqui as fotografias da exposição das atividades:
– Mural Defesa da Vida Humana EMRC 9.º ano
– Direitos Humanos, 7.ºC
– Direitos Naturais Rúben Alves, JI Almirante Nunes da Mata

Iniciámos a Semana contagiados pela alegria tocada pelos nossos músicos que estrearam a Orq’Graça. Tivemos belos e variados trabalhos expostos, trabalhos produzidos por alunos/as, desde os nossos mais jovens do JI até aos finalistas do 12º ano. A maratona das cartas da Amnistia Internacional visitou as turmas, na voz de alunos que o desejaram fazer, e foram muitos a participar… As sessões de alunos para alunos voltaram e foi bom ver a animação que a interação entre alunos de diferentes turmas e escolas sempre provoca. Os direitos humanos foram o assunto nos espetáculos de teatro, música e dança, nos filmes, nos debates, nas conversas durante as visitas aos trabalhos expostos, nas sessões com as associações que nos visitaram. Sei que esta Semana não seria possível sem o  entusiasmo e a cooperação  das/os professoras/es que, de uma forma ou de outra, se envolveram.
Fizemos coisas bonitas e significativas juntos. Obrigada por isso.

São Morais
(Coordenadora da Semana dos Direitos Humanos)