Autora: Luísa Sestelo, 11ºC
A turma 11ºC realizou um debate sobre as Tecnologias e a Educação, uma proposta da Rede de Bibliotecas Escolares, com o objetivo de facilitar a mobilização dos alunos, atividade dinamizada pelas professoras Ana Escudeiro e Ana Baptista.
Como viveram uma pandemia, os alunos focaram o tema das Tecnologias na Educação em 3 fases diferentes: durante a pandemia, momento atual e futuro, visto que a pandemia foi uma experiência de autoaprendizagem.
Todos os alunos referem ter usado os meios tecnológicos para manter o contacto social e atualmente pensam que o ensino à distância os aproximou dos professores.
Os alunos ficaram espantados com a capacidade argumentativa, organização (o debate foi moderado pelos alunos André Correia e Filipe Alves), participação e respeito demonstrados, mesmo tendo opiniões diferentes.
Apesar de a escola estar mais tecnológica, poderia ser ainda mais, por exemplo com a utilização de tablets em vez de papel.
Ficou claro que o papel do professor nunca poderá ser substituído a 100% e que os presentes preferem um sistema educacional mais atual (com base noutros sistemas educacionais europeus, em que as aulas são mais interativas e os trabalhos de projeto são um meio de aprendizagem comum.
Na verdade, a presença do professor em sala de aula revela-se insubstituível, pois nem todos os alunos têm o mesmo ritmo de aprendizagem e os robots não têm a componente humana (carinho e emoções).
No final da sessão, os alunos decidiram dinamizar mais uma sessão, intitulada “Energias do Futuro”, prevista para a Semana dos Direitos Humanos, no auditório.
