Ana Margarida Saraiva, Júlia Rocha | coordenadoras

Sensibilizar a comunidade educativa para a importância do desenvolvimento de ações de prevenção da violência em contexto escolar de forma continuada ao longo do ano letivo e envolvendo de forma ativa todos os agentes (pessoal docente, assistentes operacionais, estudantes e associação de pais); dotar os elementos da comunidade educativa de competências básicas para intervenção (detetar, apoiar, intervir e encaminhar) em situações de violência ocorrida (bullying e violência no namoro) ou detetada em contexto escolar (violência doméstica); reforçar as redes de suporte entre alunos/as, pessoal docente, pessoal não docente e encarregados/as de educação.

2018/19

Realização de sessões em 17 turmas (do 5.º ao 12.º ano). No 1.º ciclo houve também sessões nas turmas das três escolas do Agrupamento.

De salientar o envolvimento dos diferentes elementos da comunidade educativa (pais, alunos, assistentes técnicas e operacionais, SPO, Escola Segura, professores e direção). Houve ainda a preocupação em articular com os outros projectos do agrupamento (educação para a saúde, semanas dos direitos humanos, dos afetos e dos direitos e liberdades, Engraçarte).

A elaboração dos cartazes foi da autoria de três alunos do 11.º J do CP Design Gráfico.