Autor: Beatriz Fratea, 12.ºC
No dia 11 de abril, a escola Secundária Fernando Lopes Graça organizou um Torneio de Debate no âmbito da Semana dos Direitos e Liberdades, uma iniciativa que procurou sensibilizar a comunidade escolar para a importância dos direitos humanos, da liberdade de expressão e da participação cívica.

O torneio contou com a participação de alunos das turmas 8.ºB, 9.ºA, 9.ºC, 10.ºD, 11.ºA e 11.ºD. Estas turmas foram selecionadas por terem assistido a uma sessão e treinado previamente a técnica de debate do World Schools Debate, um modelo internacional que promove o pensamento crítico, a argumentação estruturada e o trabalho em equipa. Estas sessões foram disponibilizadas a todas as turmas e realizadas por alunos/as do 12.ºC.
No ensino básico, as equipas debateram as seguintes moções, em três rondas: A comunicação nas redes sociais deve ser vigiada; O uso de inteligência artificial nas aulas e trabalhos deve ser proibido; Nas eleições autárquicas, o direito de voto deve abranger pessoas a partir dos 16 anos.
Já no ensino secundário, as moções dos debates, em duas rondas, foram: A liberdade de expressão deve incluir o direito de ofender; Pessoas que fazem a sua formação académica no ensino público devem ser obrigadas a prestar serviço no país que sustentou os custos da sua formação, pelo menos nos primeiros 6 anos após a conclusão da sua formação.

A organização do evento esteve a cargo da professora São Morais, com o apoio das alunas Beatriz Fratea, Mariana Costa e Sofia Alipio, da turma 12.ºC, que se dedicaram com grande empenho à coordenação de todas as fases do torneio. O torneio decorreu durante toda a manhã, terminando com entrega de prémios às equipas vencedoras.
A equipa organizadora agradece a todas as pessoas (professoras e alunos/as) que participaram debatendo, avaliando ou assistindo.