Maria Lúcia Barbosa | Coordenadora

Fundamentação do projeto

O Ensino Secundário como término da escolaridade obrigatória visa complementar a formação dos alunos num contínuo de abrangência dos conhecimentos que enformam a qualificação necessária para uma formação escolar a um tempo abrangente, de forma a dotar os alunos de conhecimentos e competências unificadores adentro dos cursos ora selecionados por aqueles com vista à obtenção da certificação do seu percurso escolar.
Parte integrante desta formação ‘obrigatória’ a língua estrangeira -Inglês- essencial, porque desde logo inscrita no elenco das disciplinas que constituem a ‘Formação Geral’ tem vindo a assumir um papel de relevância incontornável.
É, pois, inegável que a sua aprendizagem tenha vindo a ser adaptada às exigências do efeito da sua global aplicação aos diferentes planos de estudo.
Constatamos que o know how de uma língua estrangeira se resume, de forma cabal ao domínio desta língua.
E uma vez reconhecido o carácter indispensável da competência linguística no que concerne a esta disciplina, há que envidar todos os esforços para colmatar possíveis (reais) constrangimentos à formação integral dos nossos alunos especificamente na capacitação ‘obrigatória’ nesta área de conhecimentos.

Objetivo

Capacitar os alunos cujos conhecimentos, considerados pré-requisitos no início do último ciclo de estudos da escolaridade obrigatória – ensino secundário – se revelam desajustados do comumente considerado no sistema de ensino.