No sentido de dar resposta a percursos diversificados o agrupamento oferece além do ensino regular diurno, os cursos de educação e formação (CEF) para o ensino básico e os cursos profissionais para o ensino secundário.

O AE de Parede tem a oferta educativa ao nível da educação Pré-escolar destinada a crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico.

A frequência da educação Pré-escolar é facultativa sendo, contudo, reconhecida a sua importância fundamental na preparação e adaptação da criança ao meio escolar e ao futuro ingresso no ensino mais formal.

No nosso agrupamento são lecionados todos os ciclos de ensino, desde o 1.º ciclo do ensino básico ao Ensino Secundário.

A nível do ensino secundário a nossa oferta formativa abrange os quatro cursos científico-humanísticos possíveis.

No inicio de cada ano letivo são definidas para cada cada ano e curso as disciplinas opcionais tendo em conta as preferências indicadas pelos alunos e as condições da escola (instalações e recursos humanos) .

A nível tecnológico, deste 2011/12, a escola passou a ter implementada uma solução que permite aos encarregados de educação via web aceder aos sumários das aulas, assiduidade, comportamentos e avaliações dos seus educandos (plataforma Inovar).

Os Cursos de Educação e Formação de jovens, de Nível 2 da União Europeia, têm como objetivos a recuperação dos défices de qualificação escolar e profissional da população portuguesa jovem, através da aquisição de competências escolares, técnicas, sociais e relacionais, que lhes permitam o acesso a desempenhos profissionais mais qualificados.

Os destinatários desta formação são jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, que estão em risco de abandonar o sistema ensino de ensino, têm o 8.º ano concluído com aproveitamento, mas não completaram o 9.º ano de escolaridade.

No final do processo de formação, com uma duração de 1 ano letivo, os formandos obtêm uma equivalência ao 9.º ano de escolaridade e um Certificado de Formação Profissional de Nível 2 da União Europeia.

Estes cursos podem ser frequentados por jovens com idade igual ou superior a 15 anos, que já tenham concluído o 9.º ano do Ensino básico, mas que ainda não tenham terminado o Ensino Secundário.

Esta é uma formação que visa preparar os jovens para o mundo do trabalho e inclui estágio profissionalizante com a duração de 600h.

Os cursos têm uma duração de 3 anos letivos / 3100 horas. Os programas das diversas disciplinas estão organizados por módulos de formação e a avaliação é quantitativa (escala de 0 a 20), no final de cada módulo de formação.

No final do processo de formação, os jovens obtêm uma certificação escolar de nível secundário (12.º ano) com classificação final e um certificado de qualificação profissional de nível 4. Estes cursos não inviabilizam o acesso ao ensino superior.